A prática do feedback é fundamental para gestão de qualquer empresa. Isto porque o feedback é uma ferramenta para a construção da comunicação cooperativa, trazendo, então, melhores resultados dentro da empresa.
O feedback é a uma solução eficaz, não só para a comunicação, mas, também, para o treinamento e motivação dos funcionários, pois ele permite um relacionamento transparente entre gestor e funcionário.
É bem mais fácil efetuar um bom feedback do que se parece!
Vamos, então, as 4 dicas de como apresentar um feedback na empresa:
Índice
Toggle1. Estabelecer claramente as responsabilidades de cada um
É importante definir os processos de trabalho, assim como os respectivos responsáveis, os objetivos a serem alcançados e determinar os prazos.
Tudo deve ser feito de forma que deixe claro para equipe o que está sendo feito corretamente ou erroneamente e como deve se planejar para consertar.
2. Pense no Local
Você sabia que o local onde estamos influencia nossas reações?
Por exemplo: Você teria coragem de rir em um velório?
Por isso, é necessário buscar ambientes calmos, onde se sintam confortáveis.
Também é importante nunca dar o feedback na frente da sua equipe de trabalho, pois pode constranger o funcionário e acabar com a abertura em sua relação.
3. Comece sempre pelos pontos positivos
É normal que o funcionário fique tenso com o que acha que vai ouvir, o que prejudica a sua assimilação com feedback em si.
Começar falando dos pontos positivos daquela pessoa ajuda a quebrar as barreiras iniciais.
Jamais seja leviano no seu discurso. Ser leviano talvez seja a ação mais prejudicial para um bom feedback.
Você pode não saber, mas o discurso que não exemplifica em quais situações a pessoa demonstrou aquelas atitudes, não se torna concreto e nem auxilia a pessoa a melhorar.
Sendo leviano, pode acontecer que a pessoa não entenda o que fez de certo ou errado, e acaba não sabendo como agir em relação a isso. Por isso, sempre use exemplos no feedback.
4. Você sabe ouvir?
Esta dica é importante, tanto para transmitir a informação quanto para recebê-la.
Saber ouvir é a principal regra de uma boa comunicação. Escutar o outro mostra que você se importa com os pontos de vista diferentes do seu, transmite maturidade, confiança e sinceridade.
Tenho a total certeza de que esse artigo será de grande serventia para o bem do feedback de sua empresa.