skip to Main Content

6 coisas que somente o contador pode fazer pela sua empresa

Com o crescimento das empresas nesse último século, se estruturar no mercado empreendedor e cada dia mais crescer de forma sustentável, requer muito mais que apenas ter dinheiro para investir.

Isso porque o dinheiro é muito importante sim na estruturação financeira de uma empresa, no entanto saber administrá-lo, poupá-lo e gerenciá-lo é imprescindível para tomar as decisões certas para o crescimento do negócio.

Com isso, a figura do contador que antes já era muito importante no início de qualquer empresa, passou a ser imprescindível desde o seu planejamento.

O profissional contador do século atual dispõe de técnicas inovadoras de gestão do seu negócio, minimização dos custos para maximização dos lucros através de informação cada vez mais detalhadas e controladas para tomada de decisões.

Com isso, cresce a necessidade de se trabalhar com profissionais competentes para o bom andamento dos negócios de qualquer empresa.

Dentre inúmeras as atividades desempenhadas pelo profissional de contabilidade, algumas são imprescindíveis, e você notará a importância de se ter esse profissional como braço direito do seu negócio.

Vamos lá?

1 – Planejamento do negócio

Embora muitos possam acreditar que ter uma ideia de negócio para abertura de uma empresa é coisa simples, a realidade não é tão simples assim.

Isso porque o planejamento é a alma do negócio. É nele que são feitas as análises de como será estruturado o negócio, como será a sociedade administrativa, a localização da sua empresa, os encargos e tributos a serem pagos, o tipo de empresa mais lucrativa à ser abrir para o seu tipo de negócio, o investimento inicial, os custos secundários, enfim, são inúmeras as questões que devem ser analisadas neste momento.

Com isso, somente um profissional contador poderá te trazer as informações mais próximas da realidade e sugerir melhorias no seu planejamento, diminuindo os riscos no futuro e os gastos provenientes do mau planejamento.

Acreditar que se consegue fazer sozinho essa etapa de planejamento do negócio pode trazer sérios prejuízos para sua empresa durante todos os períodos de vida da mesma. Então fique atento!

2 – Abertura da empresa de forma correta

Abrir uma empresa requer muitas informações importantes e o processo é burocrático.

O profissional contador neste momento é extremamente importante para analisar, realizar o processo, minimizar os erros e por prática tornar o processo menos demorado e menos custoso para a empresa.

3 – Controle de Impostos

Exatamente por conhecer a dinâmica dos tributos, o profissional contador pode realizar o controle de impostos à pagar de modo assertivo, diminuindo os erros cometidos com a Receita Federal, que por sua vez, a inobservância pode trazer sérios prejuízos à empresa, devido às multas aplicadas.

4- Garantia da regularidade fiscal da empresa

Somente o contador pode garantir a regularidade fiscal da empresa em questão.

Nesta garantia as informações de operações da empresa de acordo com o pagamento de seus tributos, indica que a mesma está regular e apta a continuar operando seus negócios.  

5 – Planejamento Tributário

Realizar o Planejamento Tributário é importante para todas as empresas em todos os segmentos e etapas do processo de crescimento.

Isso porque através desse planejamento é que a empresa deixa de pagar por impostos indevidos ou ainda duplicados pela falta de observância nos pagamentos de taxas e tributos incluídos em diversos momentos.

No entanto, esse planejamento necessita estar pautado nas leis para evitar transtornos, como, por exemplo, o crime de Sonegação de Impostos.

Com isso, somente o profissional competente e conhecedor das leis e regimes de tributação é que pode trazer melhores resultados e menores riscos ao seu negócio.

6 – Fechamento de uma empresa

Infelizmente, um negócio mal administrado ou ainda sem investimentos necessários para a sobrevivência, podem vir a cair em falência.

Logo, encerrar as atividades de um negócio embora algumas vezes possa parecer a melhor opção, o processo nem sempre é tão simples quanto possa parecer.

Somente um profissional contábil é que possui competências para analisar a empresa, o patrimônio, a dissolução da sociedade, calcular os impostos devidos e assim iniciar o processo burocrático para encerramento da mesma.

Viu só? O profissional contábil é aquele que será o seu braço direito quando o assunto é negócios.

Isso porque o mesmo possui condições de auxiliar em todo o momento do seu negócio, desde o planejamento, estruturação, crescimento e encerramento da sua empresa.

Sendo assim, seja qual for o seu negócio, conte sempre com um bom contador como aliado de negócios!

Até a próxima!

Back To Top