skip to Main Content

7 dicas para tornar-se um prestador de serviços de TI

Hoje a prestação de serviço de TI tem sido muito requisitada por diversas empresas. Terceirizar esse trabalho tem sido uma estratégia eficaz para pequenos, médios e também para os grandes negócios.

Portanto, se você tem interesse em se tornar um prestador de serviço de TI, fique atento a essas 07 dicas!

Mas antes, para ser um prestador de serviço de TI primeiro é preciso abrir uma empresa. Você pode optar pelas modalidades:

  • Para enquadramento no Simples Nacional – Sociedade Ltda – ME (Microempresa) ou EEP (empresa de pequeno porte) com no mínimo 2 sócios.
  • Dependendo do Cnae – Sociedade Ltda – Lucro presumido
  • Ou, como MEI – Microempreendedor Individual

Consulte o seu contador para saber sobre enquadramento no simples nacional e quais são os Cnae’s permitidos e impeditivos, para que assim você possa recolher menos impostos.

As vantagens relacionadas a prestação de serviços em TI envolve:

  • Pagamentos de menos impostos.
  • Horários mais flexíveis de trabalhos.
  • Maior carteira de clientes.

E quais são as 7 dicas para se tornar um prestador de serviço em TI?

  • É preciso conhecer as competências e seriedade do contador

Quais são as informações que você tem desse contador ou de sua equipe contábil? Quais são os feedbacks que você pode conferir sobre os profissionais envolvidos? O escritório é especializado em Contabilidade para empresas de TI ? As informações a respeito deles te dará um norte sobre o comprometimento dos mesmos com o seu negócio? Dessa forma, você terá maior segurança no apoio em que podem dar para sua empresa em prestação de serviço de TI.

  • Acompanhamento da empresa mês a mês

Com certeza seu contador será o seu maior aliado e provavelmente você o deixará te ajudar e orientar em vários sentidos. Mas vale a pena verificar se tudo está dentro dos conformes, através do site da Receita Federal, onde é possível emitir a sua Certidão Negativa de Débitos.

Em caso de dúvidas, você pode consultar seu contador, inclusive este profissional tem total condições de verificar se há algum imposto em atraso. Ele pode te enviar periodicamente a sua CND – Certidão Negativa de Débitos, você sabia?

  • Não atrase os pagamentos dos impostos

Atrasar os pagamentos dos impostos, resultará em juros, por isso é importante ter um bom planejamento sobre os mesmos. Um bom contador vai fazer a apuração de seus impostos,  controlar seu calendário de envio de obrigações acessórias e datas de pagamentos dos tributos devidos, para que os mesmos possam ser pagos antecipadamente ou pelo menos no dia de vencimento, evitando assim a descapitalização do seu caixa com eventuais multas por atrasos.

Caso haja algum atraso, fale com seu contador.

  • Reservas

Como um prestador de serviço de TI você não terá férias definidas, nem décimo terceiro salário, por isso, é preciso fazer um bom planejamento financeiro, para que na hora que você definir tirar eventuais férias ou fazer pelo menos uma pequena pausa de descanso, você tenha reservas financeiras para tal e não entre em apuros por não ter faturamento durante o período. Fale com seu contador à respeito.

   5 – Invista em seu networking!

Como prestador de serviços de TI, você precisa fortalecer e investir pesado em seu networking. Busque estar próximo de profissionais da sua área, compareça a workshops de tecnologias, feiras de empreendedores e eventos corporativos. Faça amigos! Também dê a devida atenção aos seus clientes. Um convite para uma xícara de café ou uma passadinha na empresa, pode ajudar a fortalecer os laços corporativos..

   6 – Seja pacífico sempre que houver um problema!

Ser “patrão” tem muitas vantagens, mas também exige um grau de responsabilidade muito grande. Problemas na área de TI sempre vão existir, e às vezes surgem nas horas mais inadequadas, e isso pode deixar um cliente de cabeça quente. No entanto, você por ser um especialista e saber que esta possibilidade é real, deve estar sempre disposto a resolver todas estas questões com muita paciência e eficiência, sempre compreendendo que tais problemas podem realmente estar dificultando os negócios de seus clientes.

Por tanto, não se chateie ou evite um cliente por causa de um chamado mais “ríspido” no meio da noite.  Adote uma metodologia de trabalho e defina uma SLA com seus clientes, assim, eles saberão o tempo necessário para resolução dos problemas.

Você cumprindo as SLA’s estará sempre em alta, como o melhor de sua área para quem você presta serviços. Isso não é o máximo?

   7 – Não seja o mais barato – seja o melhor

Muitas empresas “choram” quando o assunto é preço. Muitos dizem que pessoa ou empresa x ou y fazem o trabalho com menor preço. Isto é um fato! Porém, você não pode garantir o trabalho de outras pessoas, apenas o seu, por isso SE VALORIZE! Só você sabe quanto vale a sua prestação de serviço de TI e ponto final.

Não seja levado pelo que os outros vendem ou como se impõem, tenha certeza do seu valor e se houver condições de ser mais flexível no preço, maravilha!

Lembre-se: não aceite receber valor de “júnior”, se sua formação e capacidade é “sênior”.  Mostre aos clientes o valor do seu trabalho e o porque seu preço vale cada centavo!

Você não precisa vender a sua prestação de serviço de TI para todos, venda para quem realmente entende o valor que tem ter ao lado o melhor profissional à disposição sempre que precisar.

Conclusão

Como prestador de serviços de TI, você precisa estar dedicado a apoiar seus clientes em sua missão de prestar o melhor serviço ao seu público, se beneficiando da tecnologia da informação. Por isso você precisa:

  • ser sensível às diferentes necessidades de cada um
  • prover liderança e parceria para promover o uso eficaz e desenvolvimento de TI em todo ambiente empresarial de seus clientes
  • ser um fator essencial para a mudança estratégica das empresas
  • fornecer alta qualidade, com prestação de serviços robustos e seguros no dia-a-dia
  • inovar sempre e antecipar as necessidades futuras, para que seu cliente esteja sempre à frente
  • desenvolver habilidades de TI por meio da educação continuada, formação e acompanhamento constante das novidades da área. É uma área muito dinâmica!

Comece hoje a planejar sua carreira como prestador de serviços de TI. Crie uma estratégia, monte um plano de negócios e contrate um contador para ter o maior aliado de um empreendedor (o contador) ao seu lado da trincheira.

Com essas dicas e tendo uma contabilidade assertiva, crescer é consequência!

Precisando de ajuda com mais alguma outra informação? Entre em contato!

Até a próxima!

 

 

Back To Top