skip to Main Content

7 fatores para não deixar sua empresa de prestação de serviços sem uma boa contabilidade

Outrora desvalorizada, pouco reconhecida e até não muito bem-vinda ao apresentar obrigações tributárias, hoje, vista como necessária não só por apresentar as leis e deveres de uma empresa, a contabilidade vem sendo vista como um fator crucial e estratégico para crescimento de qualquer tipo de negócio.

Para você que pensa em abrir uma empresa ou que já a tem, o papel da assessoria contábil torna-se cada vez mais indispensável.

Dificilmente um empreendedor, em meio às mais diversas funções de sua gestão, conseguirá auxiliar suas obrigações à uma função baseada em tantos pormenores legislativos, sem pôr em risco descuidos da organização financeira de seu patrimônio empresarial.

Por isso, o contador possui um papel fundamental para a perenidade de uma corporação, pois só ele pode apontar os erros e caminhos administrativos, garantindo a melhor solução e estabilidade contábil.

Sendo assim, o mais aconselhável para você que pensa em dirigir a administração de sua empresa sozinho, é procurar um escritório de contabilidade, para que futuras complicações por falta de experiência, não venham acarretar grandes dores de cabeça e noites de sono perdidas.

Se o que foi dito não foi suficiente para convencê-lo da necessidade de um profissional qualificado para auxiliar os negócios de sua empresa, procure fazer um estudo minucioso de todos os benefícios que tal serviço trará ao seu empreendimento… Com certeza, não restarão dúvidas que aí está a melhor opção: confiar sem restrições na parceria de um contador.

Procure conjecturar as principais atribuições e benfeitorias do auxílio contábil, para que sua incerteza se transforme em decisões acertadas ligadas ao futuro de seu empreendimento.

Pagamento de tributos

Como se sabe, toda empresa precisa pagar tributos exigidos pelas leis governamentais. Mas como fazer o cálculo correto e saber se realmente eles estão sendo pagos corretamente de acordo com a legislação?

Para quem não possui um vasto conhecimento das leis que regem tais obrigações, talvez seja complicado, porém, não para o qualificado contador que se aprofundou especificamente para servir de mão amiga diante de tão complexas informações e dificuldades.

Lucros que são livres de impostos

Com a contabilidade, há lucros que podem ser livres de impostos, pelo fato de serem delineados na documentação financeira, como, por exemplo, a lucratividade dos associados. Porém, sem a comprovação documental contábil, tal isenção fica restringida, pois como diz-nos o artigo 15 da Lei n 9.249, os cálculos são feitos de acordo com a dedução do faturamento empresarial, ou seja, baseado no que chamamos de lucro presumido dos documentos fiscais.

Se ainda assim, a você empreendedor resta desconfianças sobre os benefícios da prestação dos serviços contábeis, apesar de ser inegável a sua vantagem, como vê-se na comprovação de transferência de lucros às pessoas físicas, análise outros benefícios, a fim de que não reste dúvidas do melhor caminho a seguir.

Empréstimos bancários

Algumas circunstâncias podem fazer com que seja necessário recorrer no decurso de seu desenvolvimento empresarial a empréstimos bancários, a fim de investir em meios para o crescimento e sucesso de seu negócio. Entretanto, nem sempre tem sido fácil respaldar-se em comprovantes de sua conta para a obtenção de tal crédito… neste sentido, novamente possui peso a comprovação contábil, pois, através dela, o banco poderá calcular os riscos de tal solicitação, podendo até negociar taxas de juros de acordo com o histórico financeiro de sua empresa.

Licitação pública

Agora, caso você pretenda crescer em sua alçada de fornecimento, tendo em vista clientes exigentes como o Governo, não pense que será fácil adquirir uma licitação pública, sem ter em dia e bem documentada sua contabilidade empresarial.

Análise financeira

Também quão tranquilizador é ter uma visão da capacidade ou perigos que podem correr sua empresa! Isso só pode ser feito através da análise financeira feita pelo contador, que ajudará a controlar os gastos e a encontrar a oportunidade de projeção, calculando através do andamento passado, o que poderá se realizar no futuro.

Documentos contábeis

Do mesmo modo, o documento contábil, possui grande respaldo e segurança para os associados da empresa, evitando futuras complicações, caso seja necessário prestar contas judicialmente.

Apoio empresarial

Com certeza, você empresário que pretende manter uma organização, um controle, e uma boa estratégia empresarial, sempre terá no contador – a quem confia-se informações restritas de sua empresa – não só um braço amigo, ou um profissional em busca de renda, mas sobretudo mentes experientes e olhares perscrutadores, que saberão discernir o melhor caminho para o sucesso financeiro de sua empresa.

Back To Top