O avanço tecnológico aliado à busca desenfreada pela inovação, veio marcar esse novo século.
A demanda de negócios só cresce com tantas possibilidades. Prestadores de serviços, microempreendedores, médias empresas e grandes corporações industriais têm a possibilidade de desempenhar importante papel econômico e sustentável nesse novo momento.
Embora ninguém consiga hoje viver sem essas facilidades, esse avanço também começa a deixar seu legado negativo: a obstrução e deterioração ao meio ambiente.
É claro que não dá mais para voltar atrás, deixar esse avanço para lá e voltar a fazer tudo como era antes. A tecnologia se tornou uma necessidade de sobrevivência, uma vez que o mundo todo se adaptou facilmente a ela de modo irreversível.
A sustentabilidade e a era digital
Embora muitos especialistas sempre estejam alertando sobre as consequências de um crescimento desordenado, foi especialmente nessa década que a preocupação com o meio ambiente e as consequências do mau-uso de seus recursos, passaram a ser notórias.
Com isso, boas práticas empresariais são colocadas como modo de educar a população atual e as gerações futuras para com os cuidados que se deve ter para minimizar os impactos já causados, e que ainda estão por vir, no mesmo ritmo do desenvolvimento urbano.
Essas práticas são chamadas de sustentabilidade.
Um grande passo para colocar em prática a sustentabilidade é alocar principalmente os resíduos industriais, hoje um dos maiores poluidores do nosso planeta.
Atualmente existem normas que remetem a necessidade de adoção de práticas saudáveis ao meio ambiente, como a norma ISO 14000, que determina diretrizes para a prática de medidas de gestão ambiental.
A gestão ambiental é muito utilizada em grandes indústrias por serem as maiores poluidoras do meio ambiente. No entanto, as indústrias ainda que de pequeno porte, tem a obrigação social de fazer a sua parte.
Através da adoção de medidas simples, as indústrias podem colaborar grandemente com desenvolvimento sustentável, afinal essa é uma necessidade emergencial.
Adoção da coleta seletiva
Separar os resíduos de acordo com o seu tipo de descarte, auxilia no processo de destinação adequada dos mesmos. Assim a grande maioria é facilmente reciclado, o que diminui a incidência desses rejeitos em lixões.
Manutenção periódica de equipamentos
A revisão e a manutenção contínua, auxiliam a manter a eficiência energética e ainda preservam os mesmos, gerando economia de consumo e menos desperdício de dinheiro.
Utilize equipamentos de forma consciente
A utilização de equipamentos eletrônicos em geral, ainda que em stand by, gastam energia gerando consumo. O ideal é adotar práticas de utilização dos mesmos, apenas quando necessário.
Envolvimento da equipe para questões ambientais
De nada adianta adotar práticas de gestão se a equipe de trabalho não estiver envolvida e conscientizada. Para isso é necessário disciplinar toda a equipe no envolvimento da necessidade com a questão ambiental.
Adote práticas de neutralização de emissão de carbono
É muito comum durante o dia útil, as indústrias emitirem para a atmosfera, carbono proveniente da fabricação de determinados produtos. Pesquise meios de neutralizá-los através de cooperação e com a contratação de empresas especializadas na contenção desse problema.
Ainda que requeira investimentos, essa é uma necessidade prioritária.
Controle gastos financeiros em produtos prejudiciais ao meio ambiente
Adotar uma gestão contábil eficiente, também auxilia na prática sustentável, você sabia?
Quantos papéis você utiliza diariamente? Quantos copos plásticos e ainda produtos de limpeza? Alguns itens podem ser facilmente substituídos, principalmente os que causam maior impacto ambiental. Uma contabilidade com base na tecnologia pode lhe trazer diversos benefícios nesse sentido, digitalizando documentos, armazenando documentos em nuvem, integrando sistemas, de modo a eliminar o uso desnecessário de papel. Isso, parece que não, mas diminui o desmatamento e preserva a natureza.
Cobre itens sustentáveis de seus fornecedores
É importante envolver a cadeia do sistema produtivo na adoção de boas práticas. Comprar itens com proveniência ecologicamente correta é um meio de “puxar” a responsabilidade.
Invista no marketing sustentável
O marketing sempre tem que favorecer a imagem da empresa. Deste modo atribua à imagem da sua indústria a sua preocupação com a sustentabilidade.
Mostre à sociedade e a todos a sua preocupação com a melhoria dos seus processos e gere um efeito em cadeia positivo ao meio ambiente.
Percebeu? Independente do porte de sua indústria, você pode contribuir e muito com a sustentabilidade. Essas são apenas algumas das inúmeras práticas saudáveis ao meio ambiente e que podem refletir nitidamente na saúde financeira do seu negócio.
Pense nisso e até a próxima!!