Reforma tributária em 2024: Quais impactos esperar na sua empresa?
A reforma tributária em 2024 é um dos temas mais importantes para os empreendedores brasileiros. Neste artigo, você vai descobrir quais são as principais propostas do governo e como elas podem afetar o seu negócio.
A reforma tributária é um tema que tem sido discutido há anos no Brasil.
Em 2024, a reforma tributária será implementada e terá um grande impacto nas empresas brasileiras.
Neste artigo, discutiremos os principais pontos da reforma tributária e como ela afetará as empresas.
Confira!
Veja também:
- Planejamento Tributário: 6 Dicas Imperdíveis Para Sua Empresa!
- Revisão Tributária: O Que É E Por Que Você Precisa Fazer
- Conheça O Regime Tributário Ideal Para Sua Empresa Economizar!
O que muda com o IVA?
O IVA é um imposto que incide sobre o valor adicionado em cada etapa da cadeia produtiva, desde a matéria-prima até o produto final.
Ele substitui os seguintes tributos: PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS.
A ideia é simplificar o sistema tributário, eliminar a cumulatividade e a guerra fiscal entre os estados e municípios, além de reduzir a carga tributária sobre o consumo.
A implementação do IVA será gradual, com um período de transição de até 10 anos, a partir de 2024.
Durante esse período, haverá uma convivência entre o IVA e os tributos antigos, que serão extintos progressivamente.
O IVA terá uma alíquota única para todo o país, que ainda será definida por lei complementar.
Para as empresas, o IVA traz algumas vantagens, como:
- Maior transparência e segurança jurídica, pois o imposto será cobrado de forma uniforme e padronizada, em todo o território nacional.
- Menor custo administrativo e burocrático, pois as empresas terão que lidar com apenas um imposto, em vez de cinco, e com um único órgão arrecadador, que será a Receita Federal.
- Maior competitividade, pois as empresas poderão aproveitar, integralmente, os créditos tributários referentes ao IVA pago nas etapas anteriores da produção, evitando a incidência de impostos em cascata.
No entanto, o IVA também traz alguns desafios, como:
- A necessidade de adaptação aos novos procedimentos e normas do IVA, que exigirá um investimento em tecnologia, capacitação e consultoria.
- A possibilidade de aumento da carga tributária, para alguns setores ou produtos, dependendo da alíquota definida e da composição da cadeia produtiva.
- A dificuldade de planejamento tributário, pois a reforma ainda depende de várias regulamentações e pode sofrer alterações ao longo do processo de transição.
Como a reforma tributária afetará as empresas?
A reforma tributária terá um grande impacto nas empresas brasileiras.
A simplificação da tributação, proposta pela reforma tributária, pode abrir caminho para novas oportunidades e impulsionar o desenvolvimento de negócios no Brasil.
Com a simplificação tributária, as empresas terão menos custos e mais confiança para investir. Isso pode incentivar o surgimento e o crescimento de novos negócios.
No entanto, há preocupações com as mudanças e exceções criadas nos últimos meses, assim como o impacto da transição e o nível de benefícios dados a alguns setores.
A reforma tributária busca simplificar a tributação sobre o consumo de bens e serviços, substituindo cinco tributos por um Imposto sobre Valor Adicionado (IVA).
O IVA será implantado aos poucos até 2033, com o objetivo de acabar com a cobrança de impostos sobre impostos e favorecer a igualdade de condições para os negócios.
Conte com a Barros!
A reforma tributária pode trazer maior simplificação e transparência para o sistema tributário brasileiro.
Não se sabe ainda como a reforma vai afetar a capacidade das empresas de competir, e isso precisa ser acompanhado.
A tributação mais simples pode incentivar a criação e a expansão de negócios e investimentos.
Para te ajudar nesse monitoramento, a BARROS CONSULTORES conta com uma equipe de profissionais especializados, para te auxiliar neste assunto.
Ficou curioso? Entre em contato e entenda melhor sobre a reforma tributária.