Há alguns anos atrás não possuímos a diversidade e o escalonamento da tecnologia. As empresas tinham que se contentar com backups em mídias portáteis (como os famosos disquetes) que podiam sofrer danos, tinham que aceitar o fato de ter altos gastos com as manutenções dos sistemas, dentre outros custos associados ao campo físico.
As vantagens que os serviços de TI trazem para pequenas e médias empresas
Os impactos positivos que os serviços de TI proporcionam as empresas, são grandes e efetivos. Nesse sentido, as organizações acabaram por receber grandes benefícios, como:
- Facilidade na continuidade dos processos.
- Melhoria dos controles e sistemas.
- Maior compreensão das funções produtivas.
- Melhoria produtiva.
- Aumento de resultados.
- Aumento da satisfação do usuário.
E qual é a importância dos serviços de TI nas organizações?
Os serviços de TI envolvem fatores importantes para a produtividade da empresa, nesse sentido são trabalhados 5 pilares fundamentais, são eles:
- Administração.
- Planejamento.
- Organização.
- Liderança.
- E controle.
Por meio desse trabalho que é desempenhado pelos serviços de TI, as empresas obtêm informações precisas, que podem inclusive, ajudar a monitorar e expandir os processos organizacionais.
Os serviços de TI se relacionam
- Com a qualidade da informação.
- Com a oportunidade da informação.
- Com a quantidade da informação.
- E com a relevância da informação.
Por esse motivo, as pequenas e médias empresas têm sido tão beneficiadas, pois, os serviços de TI trabalham com foco no que realmente é devido para posicionar o negócio de maneira apropriada e segura.
Qualidade da informação
Na qualidade da informação, os serviços de TI se baseiam na precisão dos dados, de modo a promover assim, uma maior segurança aos administradores das pequenas e médias empresas, inclusive para os momentos em que seja preciso tomar decisões importantes a respeito do empreendimento.
Oportunidade da informação
Para as pequenas e médias empresas que desejam um controle eficaz no gerenciamento de dados e aplicativos, tendo ao alcance ações corretivas, sem que haja desvios prejudiciais, os serviços de TI disponibilizam a chance de se poder colher dados no momento apropriado e direcionados às pessoas corretas. Otimizando dessa forma, todos os processos.
Quantidade da informação
Uma empresa não pode se desenvolver com destaque e força, caso não possua informações de valor, e dificilmente se pode tomar decisões assertivas e oportunas, caso faltem dados importantes.
Nesse sentido é que os serviços de TI proporcionarão maior engajamento no alcance dessas informações, trabalhando equilibradamente para que a empresa não seja inundada de modo desproporcional com um grande acervo de dados, sem que esteja devidamente estruturada para tal. Isso evita que referências importantes sejam escondidas ou ocultadas.
Relevância da informação
Cada informação da empresa deve ser analisada e atender a ordem de relevância, de maneira que os administradores estejam cientes de seu valor.
Aqui, os serviços de TI terão a missão de posicionar os sistemas conforme sua necessidade e importância.
Dentro do contexto organizacional, os serviços de TI possuem o objetivo principal de:
- Habilitar a empresa a alcançar os seus objetivos.
- Otimizar processos por meio dos recursos disponíveis, sejam eles: recursos materiais, recursos humanos, equipamentos, dinheiro, tecnologia, ou dentro do próprio contexto tecnológico com o banco de dados.
Sendo assim, como bem se pode observar, as pequenas e médias empresas que se apropriam adequadamente dos serviços de TI, tem ao lado uma grande ajuda com o seu negócio. Beneficiando da mesma maneira e não com menos importância, sobre as tomadas de decisões necessárias a fazer para reposicionamento ou expansão empresarial.
Portanto, passa a ser inteligente, passar a adotar uma conduta empreendedora que se baseia no acesso a esses serviços de TI, no intuito de engajar ainda mais a empresa.
Até breve!