Muitos empresários que estão insatisfeitos com o seu contador sofrem para pensar em uma maneira de trocar o prestador de serviços de contabilidade.
Os serviços de contabilidade compõem um dos setores que mais favorecem o crescimento das empresas, não importando qual é o porte ou ramo de atividade.
Além de a contabilidade ser algo indispensável para a regularidade fiscal, sem uma boa gestão contábil é impossível que a sua empresa tenha uma saúde financeira de qualidade, afinal, é por meio da contabilidade que o empreendedor consegue ter clareza de:
- Receitas;
- Custos;
- Fluxo de caixa;
- Rentabilidade;
- Até da lucratividade.
Exatamente por essa razão, com um bom contador é imprescindível. Mas, nem sempre os serviços de contabilidade que foram contratados conseguem atender as demandas do seu empreendimento.
Então, acontece uma falha aqui ou lá, e pronto, você começa a se perguntar se já não está na hora de procurar por um novo prestador de serviços.
Se você está sentindo insatisfação com seu contador, então descubra agora como trocar o prestador de serviços de contabilidade.
Quando é necessária a mudança do Contador?
Caso você ainda tenha dúvidas sobre a necessidade desse passo, nós vamos te mostrar alguns fatores que são determinantes para realizar a troca desse tipo de prestador de serviços.
Veja se eles se encaixam no seu caso:
- Não atende suas solicitações em tempo adequado;
- Falta conhecimento especializado em seu segmento de atuação;
- Não cumpre prazos;
- Quando não tem um contrato de prestação de serviços contábeis formalizado;
- Quando não possui registro no Conselho Regional de Contabilidade.
Como cuidar da troca deste profissional?
Trocar o contador não é um bicho de sete cabeças. Isso apenas vai requerer atenção, até porque é uma área muito importante para o empresário.
Geralmente, a relação entre profissionais contábeis e escritórios é algo considerado bem amigável e profissional. Por isso, se este é o seu caso também, saiba que não vai estar se metendo em nenhuma briga entre leões e aquelas cenas de desacordo que talvez já tenha visto por aí.
Para não deixar que esse tipo de coisa aconteça, existe o Conselho Federal de Contabilidade, que contribui com a Resolução 987/2003. Nela está estabelecido que a responsabilidade técnica será regulada pelo Contrato (novo profissional) e pelo Distrato (antigo profissional).
Mas, além disso, existem alguns passos que você deve seguir cuidadosamente.
Vamos ver quais são?
1-Leia o Contrato de Prestação de Serviços
É sempre uma boa sugestão, para todo e qualquer empresário, fazer a leitura do contrato atual antes de trocar de contador e assinar um novo contrato.
Em grande parte deles, existem cláusulas que determinam as maneiras de rescisão, impondo a necessidade de aviso prévio ou de multa.
Fique atento a esses prazos para determinar de forma correta a comunicação e o efetivo término da relação.
2-Comunique sobre a mudança
Outro passo muito importante neste processo é a comunicação prévia da mudança e qual será o devido mês em que ocorrerá o encerramento dos serviços prestados.
Essa comunicação não precisa ser feita pessoalmente, podendo ser feita por e-mail. Mas, faça com que seja garantido que ela tenha chegado à pessoa certa no escritório, fazendo a solicitação de um retorno informando sobre o recebimento.
Nesta comunicação deve conter:
- Informação clara de desistência do serviço;
- A data final de prestação do serviço;
- E a solicitação de informações sobre os documentos da empresa, distrato e informações relevantes.
Agora você já sabe como fazer a troca de contador, caso esteja insatisfeito. Viu como é fácil?
Se ainda existirem dúvidas, é só falar conosco!
Boa sorte e até logo!