skip to Main Content

Tecnologia da informação e a importância da contabilidade! Entenda aqui

Com o avanço do empreendedorismo onde a busca por ter um negócio próprio se tornou o desafio para muitos, cada vez mais cresce também os desafios para administrar essa demanda.

No setor contábil, o desafio não é diferente. Com a grande variedade de processos e movimentações financeiras, contabilizar tudo se tornou ainda mais preciso.

Com isso a tecnologia veio suprir essa necessidade de controle, tanto para as empresas, quanto para os órgãos de fiscalização, oferecendo subsídio o maior controle com objetivo de auxiliar nas tomadas de decisões.

Tecnologia da Informação na Contabilidade

O avanço tecnológico na área contábil cresce conforme o ritmo do mercado de Tecnologia da Informação.

Com isso, as informações passaram a ser mais precisas e assim, as tomadas de decisões administrativas e também financeiras se tornaram mais eficazes, o que auxiliou no desenvolvimento e crescimento de muitas empresas.

Softwares contábeis

Novos softwares foram desenvolvidos atendendo todos os segmentos do crescente mercado dos negócios.

Profissionais contábeis passaram a ter maior controle e eficiência nos trabalhos prestados de modo a passar maior confiabilidade a seus clientes e otimizar os seus serviços, atendendo uma maior demanda.

Com isso, não só as empresas atendidas pelo setor contábil cresceram, mas os escritórios de contabilidade também cresceram na mesma velocidade da tecnologia aplicada ao controle do mesmo.

O avanço tributário

Conforme a ciência da informação evoluiu, o sistema de tributação também aproveitou o gancho. Isso porque facilitar a rotina ao mesmo tempo gerando meios de minimizar os erros, se tornou imprescindível nesse novo momento.

Em questão de pouco tempo atrás, as Declarações de Imposto de Renda que até então eram entregues diretamente à Receita Federal em formulários ou ainda em disquetes, passaram a ser facilmente entregues sem nenhuma dificuldade via internet.

Isso facilitou e muito a rotina dos contadores e principalmente aos órgãos de fiscalização.

A Tecnologia da Informação a favor da fiscalização tributária

Os diversos softwares da Receita Federal disponibilizado a todos os usuários gratuitamente pela internet, passou a fazer todo o processo de análise tributária através de cruzamentos de dados das mais diversas fontes. Com eles é possível fazer a entrada de todos os dados do contribuinte e calcular automaticamente os valores dos tributos.

Após serem entregues, as informações são enviadas à Receita e armazenadas em um banco de dados, onde é possível calcular os impostos devidos, cruzar informações, analisar as rescisões e até mesmo acompanhar o crescimento patrimonial do contribuinte, de modo prático, rápido, eficiente e seguro.

Com isso, as informações contábeis e tributárias se tornam muito mais práticas, precisas e eficientes a todos, inclusive aos órgãos públicos.

A contabilidade do futuro

Não há como negar conforme o avanço tecnológico vem crescendo cada dia mais todos os setores empresariais vem ganhando com isso.

Na contabilidade, conforme o crescimento da Tecnologia de Informação, mais precisas se tornam as informações, maior controle sobre as mesmas e assim, maior assertividade de decisões tomadas em cima de dados cada dia mais confiáveis.

Com isso é válido dizer que a contabilidade vem se tornando cada dia mais a ferramenta de maior controle de uma empresa, onde administra os recursos necessários para sobrevivência da mesma com precisão e eficiência.

Ainda que o avanço venha cada dia mais contribuir com esse desenvolvimento, é muito importante ter sempre um contador de confiança para melhor gerir os seus negócios.

Uma ferramenta, por mais que seja avançada e precisa nas informações em que gera, necessita de profissionais qualificados para tirar o melhor proveito delas e auxiliar de modo produtivo no seu negócio.

Sendo assim, procure sempre trabalhar com profissionais competentes e com condições tecnológicas capazes de lhe oferecer o melhor serviço visando o crescimento do seu negócio.

Até a próxima!

Back To Top